Auditório e início das palestras no All Stars Summit

Durante a semana do dia 31 de Agosto a Bidworks participou do All Stars Summit realizado em Mountain View, na Califórnia. A conferência é sediada pelo próprio Google e esse ano as palestras aconteceram no Computer History Museum, pertinho do Googleplex.  Com mais de 565 pessoas, representando 51 países diferentes o evento é o ponto de encontro para todas as agências e consultores de Google Adwords que se destacaram no último semestre e são reconhecidos co o selo de Google Partners.

                                                                 Recepção All Stars Summit

                                                                                                                                               Entrada do Computer History Museum

A conferência aconteceu do dia 31 de Agosto até o dia 2 de Setembro e contou com palestras e participações especiais, tanto de profissionais do Google como de experts do mercado. O primeiro dia começou com o diretor de anúncios de performance do Google, Matt Lawson, falando sobre os momentos do marketing. Os tais micro momentos que o usuário engaja com as marcas em um mundo cada vez mais móvel. Em seguida, pudemos ouvir de Rich Jones, evangelista de marketing de performance do Google sobre o “Futuro de Search com Pensamento Matemático. Rich abordou a evolução do que conhecemos como rede de pesquisa, o que podemos esperar do futuro e como pensar o bid de maneira inusitada e com foco em maximizar a receita do cliente.

No final do dia nos reunimos para um momento mais descontraído e de networking onde conheci outros analistas de performance do mundo todo e também alguns dos maiores experts de PPC do mercado como Frederick Valleys e Brad Geddes.

                                                  Matt Lawson

                                                                                                                    
Rich Jones

O segundo dia foi mais longo e também mais técnico. Começamos com Mark McMaster, gerente de ativações de branding global para SMBs do Google, falando sobre Branding in the Digital Age, seguido de Adam Singer, gerente de projetos também do Google, falando sobre “Acesso de Pessoas a Plataformas”. Depois de mais um break ao estilo Google, regado a biscoitos, comes e bebês e mais networking, pude conhecer mais sobre a plataforma de anúncios do Waze (Waze Ads) e quem veio nos falar sobre o tema foi Hayley Besecker, coordenadora de marketing so produto. Ela contou sobre como tudo começou para o Waze, o que é possível fazer na plataforma no momento em relação a anúncios e também o que pode se esperar dessa tecnologia no futuro.

Waze Ads por Hayley Besecker

                                                                                                                    Tran Ngo sobre Remarketing

Se tratando de uma palestra de Google Adwords não poderia faltar conteúdo de remarketing. E foi exatamente sobre isso que a gerente de marketing do próprio produto de remarketing do Google, Tran Ngo palestrou em seguida. Interessante como essa ferramenta tem evoluído tanto nos últimos 12 meses e o que é possível fazer com ela hoje em dia, principalmente no que diz respeito a otimizações de bids levando em conta diversos sinais do usuário.

Depois do almoço e de uma visita rápida ao Starbucks para buscar um double espresso eu já estava preparado para mais conteúdo. Antony Ho, gerente de marketing da área de melhores práticas de PPC do Google contou mais sobre a ferramenta de Instalações de Apps e engajamento que o Google vem aprimorando. Com o aumento do uso de celulares pelos usuários, ferramentas que ajudam as marcas a se aproximar dos clientes são cada vez mais importantes. Em seguida Dan Taylor, diretor da área de Display do Google, falou sobre a compra de mídia programática, uma das palestras mais aguardadas pelos presentes.

Após o break veio o painel que eu aguardava com mais ansiedade: pergunte aos experts de Google Adwords. O painel tinha a participação justamente de Frederick Vallaeys (CEO do Optmyzr e um dos maiores especialistas de Adwords), Brad Geddes (fundador da Certified Knowledge), Maria Corcoran (gerente de search marketing na Adobe) e Elizabeth Marsten (diretora de search na agência CommerceHub). A mesa redonda foi moderada por Ginny Marvin, editora do site Search Engine Land. As perguntas eram enviadas por Twitter e Ginny escolhia as mais interessantes para repassar aos convidados. Pra mim foi uma honra ter minha pergunta sobre SKAGs (single keyword ad groups) respondida e comentada por experts no assunto.

                                                Ask the Experts com Ginny Marvin, Frederick Vallaeys, Maria Corcoran e Elizabeth Marsten.

                                                                                                 Apresentando os Experts

Antes de partir para a recepção da noite aos participantes e ganhadores do All Stars Summit ainda ouvimos de Tom Fishburne, fundador da Marketoonist. Tom aborda os problemas das marcas e dos consultores de marketing com criatividade e humor, usando cartoons para contar histórias que acontecem constantemente nas empresas. Apesar de não ser uma palestra tão técnica quanto as anteriores, Tom sugeriu muitas ideias interessantes de como abordar problemas diferentes.

                           Tom Fishburne - Marketoonist

                                                                              Cartoon Powered Marekting

No terceiro e último dia, o evento acabou no almoço já que muitas pessoas viajariam ainda na quarta-feira de volta para seus países. Anne-Marie Farrell, gerente de estratégia e análise para marketing de SMB, contou sobre Irrational Labs, ou melhor, behavioral economics. Em seguida Phil McDonnell, gerente de produtos do Google, falou sobre “Conversões: capturando e contando todas elas”. Com a evolução da jornada de compra do usuário permeando diversos dispositivos diferentes (desktop, mobile e tablet) nosso novo desafio é medir e acompanhar o usuário durante todo esse caminho. O Google tem evoluído bastante na mensuração de conversões cross device e hoje já conseguem afirmar que os dados desse tipo de conversão, que já aparecem na plataforma, são extremamente confiáveis.

Para encerrar com chave de ouro, Sarah Steele nos apresentou a nova tecnologia do Google, o Cardboard. Uma caixinha de papelão que você apoia seu celular e aproxima do rosto, transformando seu celular em uma ferramenta de realidade virtual. Parece coisa de filme de ficção mas está acontecendo de verdade (https://www.google.com/get/cardboard/). Algumas marcas já estão usando a ferramenta para aproximar seus clientes de seus produtos ou mesmo envolve-los em eventos exclusivos, por exemplo The North Face, Go Pro e estúdios de cinema. A experiência de vídeos em 3D e ambientes de realidade virtual é incrível e as possibilidades de ações de marketing vão até onde sua imaginação deixar.

                                                         Google Cardboard

                                                                                                                 Experimente vídeos em 3D e realidade virtual com o Cardboard.

Depois de tanta informação e conteúdo novo, a Bidwords voltou para o Brasil com ainda mais vontade de testar e criar estratégias utilizando essas novas tecnologias. O evento foi super bem montado e sempre no padrão Google. Além das palestras ainda pude conhecer muita gente legal e trocar informações com pessoas do mundo todo. Enfim, espero que ano que vem a Bidworks esteja de volta ao Googleplex para mais uma semana incrível como essa.