A Campanha no Google Adwords pode absorver uma boa parte da verba de marketing de anunciantes online. Na maior parte dos grandes e-commerces do mercado o Adwords corresponde a até mais de 50% do custo de marketing e na maior parte das vezes, também corresponde a mais de 60% da receita dessas lojas virtuais. A maior vantagem, porém, é que não é necessário ter um budget milionário para anunciar, com qualquer quantia você pode começar a testar as “águas novas” do PPC (pay-per-click).
Para anunciantes menores o Adwords pode ser a melhor solução de marketing já que o investimento, a área de alcance da campanha, o valor máximo do clique, o dispositivo e muito mais é definido pelo pequeno empresário, muitas vezes dono do e-commerce ou site. O Google Adwords pode ser uma ferramenta incrível para alcançar o ROI esperado mesmo com pouco budget.
Porém, como você pode levar sua campanha ao um próximo nível mantendo ou aumentando seu ROI? Juntamos 4 táticas que você pode tentar:
1) Use a extensão de chamadas e analise suas conversões
Para uma boa parte dos anunciantes receber chamadas telefônicas pode ser essencial para seu negócio. Pense em uma pizzaria de bairro ou mesmo uma agência de seguros. Com o Google Adwords você consegue saber exatamente quais palavras-chave, grupos de anúncios, campanhas e anúncios estão gerando o maior número de chamadas e otimizar de acordo.
Quando você adiciona o número de telefone como uma extensão de anúncio, o Google entende que ligações são importantes para seu o negócio. Ele também entende que se seu cliente está buscando por alguma palavra-chave de sua campanha de um dispositivo móvel, a extensão de chamada é mais relevante para ele. Sendo assim, não deixe de medir quantas das suas conversões e receita tem vindo das ligações geradas pelo Google Adwords. Na maior parte do mercado clientes que entram em contato via telefone respondem por 10% do total.
2) Tente expandir suas campanhas para dispositivos móveis
O crescente número de smartphones no Brasil fez com que as buscas vindas destes aparelhos aumentassem bastante nos últimos dois anos. Se você ainda não possui um site otimizado para mobile, não perca tempo, seu cliente pode buscar por seus serviços em qualquer lugar. Se você já possui um site responsivo ou mesmo próprio para celulares, começar a anunciar na rede de pesquisa do Google para mobile é super fácil.
Desde a mudança do Google Adwords para as Enhanced Campaigns, todas suas campanhas ficam automaticamente prontas para serem executadas em aparelhos móveis. Por padrão, quando o Adwords passou de Legacy para Enhanced, ele já deixou sua campanha habilitada para mobile. Porém, se você ainda não alterou seu multiplicador de lance do Google, acesse sua página de configurações e defina um lance de acordo com seu ROI.
Mobile
3) Ajuste suas promoções e ofertas
Muitos clientes que chegam para começar a anunciar na Bidworks nunca rotacionaram seus anúncios, apenas definiram um ou dois quando a campanha foi criada e deixaram rodando, contando com a otimização do Google a longo prazo. É importante notar que os seus concorrentes estão se mexendo e criando novas promoções. Até mesmo você já deve ter tido lançamentos, benefícios e ofertas novas desde que colocou sua campanha no ar.
Não deixe de dar atenção a seus anúncios, eles podem fazer grande diferença. Por exemplo, quando um anúncio é mais atrativo do que o de seus concorrentes na busca do Google ele tende a ter um CTR melhor, certo? Quanto maior seu CTR melhor o Google vai enxergar suas palavras-chave e logo seu Quality Score também será melhor. Com Índices de Qualidade (Quality Score) mais altos, seu CPC médio será menor. Percebe como tudo está ligado no Adwords?
4) Campanhas de Remarketing
Já testou a rede de display do Google? Para clientes com verba reduzida talvez fazer display seja uma estratégia muito arriscada no começo. Porém, a ferramenta de remarketing na rede de display diminui bastante os riscos, atingindo apenas quem acessou seu site. As campanhas de remarketing, geralmente, trazem um dos melhores ROIs das campanhas no Adwords. Isso porque o cliente que está sendo impactado na rede de display, já conhece seu serviço ou produto, ele em algum momento acessou seu site e teve algum contato com sua marca.
Com as estratégias de remarketing você tem a chance de trazer de volta um cliente que não converteu na primeira visita ao seu site, mas que já demonstrou interesse por algo que você tem a oferecer. Além de impactar novamente um lead, também é possível fazer up-sell de outros produtos e serviços para clientes que já fecharam uma compra com a sua empresa. As possibilidades com o remarketing são infinitas. O importante é experimentar e entender o que funciona melhor para o ROI e resultados da sua empresa.
E você o que tem feito de novo para crescer suas campanhas no Google Adwords? Conte pra gente.