Ontem a tarde o Google anunciou via e-mail para alguns de seus anunciantes que algumas alterações estão sendo feitas para trazer mais flexibilidade na maneira como as conversões são trackeadas no Adwords. Com as atualizações das configurações de conversões do Adwords, virão algumas mudanças nas colunas que dão nome as Conversões uma por clique (one per-click) e Muitas por clique (many per-click).
Com a mudança, os anunciantes poderão escolher uma das seguintes configurações para acompanhar cada tipo de conversão que deseja registrar (incluindo eventos do Google Analytics):
Configuração – TODAS as Conversões: Neste tipo de configuração cada conversão que ocorrer após um clique em um anúncio do Adwords será registrada, seja ela uma venda ou um evento que caracterize uma conversão. O exemplo que o Google apresenta para este modelo de conversão é de um site de viagens que deseja capturar vendas tanto de reserva de quartos de hotéis quanto de aluguel de carros. Se o cliente reservar o quarto e também alugar um carro após clicar no anúncio da agência, o Google Adwords, vai registrar duas conversões.
Configuração – Conversões Únicas: Este novo setting é mais indicado para a conversão de leads. O exemplo dessa vez é de uma agência de seguros domiciliares e de automóveis. Se o cliente preencher dois leads (ou cadastros) para o seguro de casas e mais três diferentes para o seguro de carros, serão contabilizadas apenas 2 conversões do Adwords. Uma única conversão para cada tipo de lead. Note que o download de aplicativos para tablet ou celular podem apenas ser trackeados como conversões únicas.
O legal é que a flexibilidade vai ajudar bastante em campanhas de anunciantes que estão registrando tanto vendas quanto leads em suas conversões. Eles poderão indicar diferentes configurações de conversão para cada um de seus objetivos. Por exemplo, usando o TODAS as conversões para vendas de e-commerce e as conversões Únicas para registrar leads de serviços ou contatos.
Para alterar a configuração de conversões, uma nova coluna estará disponível na janela de configurações. Não se esqueça que por default a configuração padrão de sua campanha será “Todas as Conversões”
Novos Nomes das Colunas:
O novo relatório vai identificar e mostrar “Cliques convertidos” e “Conversões”. A ideia é que tudo fique bem claro, mas pode levar um tempo até você se acostumar com a nova nomenclatura. Aqui vai uma boa maneira para lembrar:
- Cliques Convertidos – Conversões (uma por clique). Esta ainda é a métrica que indica o número de cliques que levarão a uma conversão.
- Conversões = Conversões (muitas por clique). Esta coluna agora vai registrar o número de conversões baseado nas suas configurações de TODAS ou ÚNICAS conversões.
Basicamente, se você não alterar nada nas suas configurações e quiser apenas que sua campanha continue rodando normalmente tudo que tem que saber é que suas colunas vão mudar de nome. “Conversões muitas por clique” será chamada de “Conversões” e “Cliques Convertidos” é o novo nome das conversões uma por clique.
Segundo o Google, as alterações dos nomes e colunas das conversões não vão influenciar em sua estratégia de bidding automático como o Otimizador de Conversões ou o eCPC. Logo, não se preocupe se suas campanhas do Google Adwords já estiverem bem acostumadas a rodar em CPA Target, você não vai perder seu histórico.
Para mais informações sobre como a mudança afeta o total de conversões estimadas clique aqui.