never-stop-bidding

Na plataforma do Google do Adwords você vai encontrar diferentes estratégias para acertar seus bids. Os bids nada mais são do que o lance que você pretende fazer para uma determinada palavra-chave de sua campanha. Normalmente acertamos o valor do bid, caso esse esteja configurado para manual, no campo CPC máximo. Ali fica determinado qual o valor máximo você quer pagar por um clique naquela palavra.

Até ai tudo bem, parece bem simples. E no começo das campanhas normalmente é mesmo, afinal todas as campanhas começam com o bid manual. Porém, depois de algum tempo que as campanhas estão ativas, temos a opção de usar algumas ferramentas de bid do próprio Google para facilitar e otimizar o gerenciamento dos bids de acordo com o objetivo de cada cliente.

Para setar sua nova estratégia de bid é importante primeiro definir o objetivo de sua campanha Adwords :

  • Trazer o maior tráfego de cliques possível para o seu website
  • Atingir o maior número possível de audiência com uma campanha na rede de display do Google
  • Converter o maior número de vendas ou leads, atingindo um ROI ou CPA específico

Para trazer o maior número possível de visitantes ou cliques para seu website usamos a estratégia de bid manual ou automática. Manual é aquela básica em que definimos o valor do lance do CPC Máximo e vamos alterando de acordo com nossos objetivos. A segunda maneira é o bidding automático do Google para maximizar seu investimento. Tudo que você tem que fazer é setar sua estratégia de bidding para CPC automático e ajustar seu orçamento diário. A partir dai, o Google vai trabalhar para trazer o maior número de cliques dentro do orçamento que você ajustou. É importante lembrar que você pode configurar um CPC máximo mesmo no CPC Automático, dessa forma o Google nunca eleva o lance acima do que você definiu.

Se você está montando uma campanha focada na rede de display do Google e seu objetivo é impactar o maior número de pessoas possível, então o modelo de CPM vai se encaixar melhor. Esse tipo de lance é voltado para quem está querendo trabalhar branding, quer imprimir o máximo de anúncios possíveis em um determinado canal da rede (site), ou, não está preocupado com os cliques que vão levar ao seu website, pois seu anúncio já contém a mensagem principal. Lembre-se que este tipo de lance funciona apenas na rede de display, não na de pesquisa.

Para quem tem a tag de conversão instalada em seu site e otimiza suas campanhas baseado em conversões, tanto leads quanto vendas, a ferramenta de CPA Target ou CPA Desejado pode facilitar e ajudar bastante sua conta. Neste tipo de lance é necessário que você tenho o código de conversões instalado em seu site e que sua campanha tenha tido pelo menos 15 conversões nos últimos 30 dias. A partir dai você vai informar para o Google, não o tanto que você quer pagar no clique, mas sim o quanto você deseja pagar por uma conversão. Com o CPA Target o Google avalia qual leilão é mais valioso para sua campanha e altera o seu lance automaticamente.

Esse é mais um resumo do que você pode fazer com as ferramentas de bid do Google Adwords. Em breve aqui no blog da Bidworks vamos entrar nos detalhes de cada uma delas. Para ver um vídeo do Google explicando como alterar sua estratégia de bid clique aqui.