O tipo de correspondência chamado de ampla modificada é ainda relativamente nova no Google Adwords. Ela fica entre a ampla que já estamos acostumados e a correspondência de frase. As amplas modificadas garantem bem mais controle sobre os termos de pesquisa do que uma ampla normal e ao mesmo tempo mais liberdade do que a correspondência de frase.

A correspondência ampla modificada funciona de maneira simples, basta adicionar um sinal de ‘+’ em frente a sua palavra-chave e selecionar a correspondência ampla ou broad (se sua conta estiver em inglês). O sinal de mais é o que indica ao Google que aquela palavra não é Broad Match mas sim Broad Match Modified ou ampla modificada para nós Brasileiros.

Para o termo de pesquisa acionar sua palavra-chave é necessário que o termo possua a palavra com o sinal de ‘+’ na frente. A ordem das palavras não importa e por isso as amplas modificadas lhe garantem mais liberdade do que a correspondência de frase. Diferentemente das amplas normais, as amplas modificadas não vão acionar seus anúncios para sinônimos de palavras ou buscas relacionadas, o que confere maior controle sobre sua palavra-chave. Por exemplo, se sua palavra for +óculos +femininos, ela vai acionar “óculos femininos grandes”, óculos vermelho feminino” ou “óculos ray-ban feminino”. Porém, não acionará termos como “óculos para mulher ray-ban” ou “óculos masculinos”.

Ampla Modificada

Como você deve usá-las?

Adicione o sinal de ‘+’ em frente as palavras-chave que são mais importantes e definem seu produto ou grupo de anúncio. Se sua palavra-chave é um pouco maior e contém mais do que 3 palavras não vale muito a pena adicionar o sinal de ‘+’. Isso porque a chance de alguém buscar por uma frase com mais de 4 palavras-chave exatamente na mesma ordem é bem baixa. Por exemplo, se você tem o termo “comprar óculos feminino espelhado”, é melhor manter o sinal de positivo apenas nas suas palavras principais o que deixaria o termo assim; “comprar +óculos +feminino +espelhado”. Se colocar o sinal de positivo em todas as 4 palavras é mais interessante deixar como correspondência de frase.

Tome Cuidado

Vale lembrar que se você está montando uma campanha no Adwords separando seus grupos de anúncio com alta granularidade não esqueça de adicionar a palavra-chave negativa nos grupos mais amplos. Isso quer dizer que se você está trabalhando com amplas modificadas em seus grupos e está separando os tipos de óculos por exemplo como: “óculos espelhado”, “óculos de sol”, “óculos feminino” e etc, é bastante importante você adicionar no grupos de óculos geral as negativas “espelhado”, “sol” e “feminino”, dessa forma você evita que seu grupo mais amplo acione anúncios de seus grupos mais particulares.